‘Sebastiana’ – A Nova Versão da Ferramenta de IA do TJPB
A menos de três meses após seu lançamento, ‘Sebastiana’, a inovadora ferramenta de Inteligência Artificial (IA) concebida pela Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), recebeu uma atualização significativa que entrou em operação recentemente. Projetada para otimizar a produção de dados de movimentação processual, esta ferramenta promete agilizar a prestação jurisdicional, beneficiando a Justiça estadual e, sobretudo, o cidadão.
Uma Vitória Para a Gestão Jurídica
A nova versão de ‘Sebastiana’ foi anunciada pelo juiz auxiliar da Presidência do TJPB e coordenador do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação (CgovTI), Fábio Araújo. Ele salientou que a atualização é mais um triunfo da gestão do desembargador João Benedito da Silva, com o objetivo de aprimorar a prestação jurisdicional, tornando-a um serviço de excelência.
De acordo com Araújo, a nova versão da ferramenta eleva seu desempenho para 94%, conforme cálculos realizados internamente. A ferramenta tem recebido feedbacks positivos, principalmente por proporcionar um tratamento preciso na previsão de dados. ‘Esperamos que seja um facilitador na vida do magistrado e de seus assessores. Quanto mais fiel for este reflexo, melhor’, ressaltou o juiz Fábio Araújo.
Transparência e Facilidade no Acompanhamento
Para Araújo, ‘Sebastiana’ promove um avanço na transparência, facilitando o monitoramento por instâncias superiores, como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), através do DataJud, aperfeiçoando ainda mais as informações processadas pelo Tribunal.
DataJud: Os dados do DataJud são empregados para estudos e diagnósticos do Poder Judiciário, auxiliando na construção e acompanhamento de políticas públicas, otimizando as rotinas de trabalho com a unificação de sistemas, promovendo integração de dados entre entes públicos, além de conferir maior transparência ao Poder Judiciário.
Expectativas em Torno da ‘Sebastiana’
O coordenador da Curadoria da IA e coordenador da Meta 2 do CNJ no âmbito do TJPB, juiz Anderley Ferreira Marques, compartilha que a expectativa é unir a função de previsão de movimentos com um manual que esclareça as regras para utilização dos movimentos: classes ou competência para os quais não se deve ou pode ser usado um determinado movimento, impacto em metas e indicadores.
Ele ainda mencionou a ideia de desenvolver versões de ‘Sebastiana’, cada uma vinculada a uma competência específica. ‘Acreditamos que isso contribuirá bastante no incremento na precisão e assertividade, além de facilitar a compreensão, por magistrados e servidores, do Sistema de Gestão das Tabelas Processuais Unificadas (SGT), do CNJ’, afirmou o magistrado.
Agradecimentos Especiais
Marques agradeceu à empresa terceirizada Minsait Indra, que auxiliou a Ditec-TJPB, e à analista judiciária do Poder Judiciário estadual, Valéria Fernandes de Medeiros, servidora diretamente envolvida no projeto.
Avanço Tecnológico no Judiciário
O sistema ‘Sebastiana’ é um projeto ímpar do Judiciário estadual, com o uso de avançada ferramenta tecnológica, que é a inteligência de sistemas (artificial) executando tarefas de movimentação processual, similares à inteligência humana. O protótipo foi apresentado em abril deste ano, e o mecanismo foi lançado durante a Semana Estadual de Sentenças e Baixa Programada de Processos (Sesbapp), em maio.
A Visão do Diretor da Ditec-TJPB
O diretor da Ditec-TJPB, Ney Robson, explica que a IA ‘Sebastiana’ está hospedada na plataforma Sinapses, do CNJ, o que facilita e acelera a escolha na movimentação processual. ‘Ela foi criada para auxiliar os usuários (magistrados e assessores) na seleção do movimento correto dos atos processuais. Também é possível utilizar a Inteligência Artificial para revisar os movimentos anteriores, a fim de localizar alguma inconsistência que interfira nos números de produtividade do Tribunal, que podem impactar diretamente no Prêmio de Qualidade, promovido pelo CNJ’, comentou o diretor.
Por Lila Santos e Fernando Patriota
Para informações adicionais, acesse o site