Inteligência Artificial

Robôs Domésticos – Uma Nova Era de Companheiros Artificiais

Com o avanço da inteligência artificial (IA), estamos testemunhando uma era de transformação em todos os aspectos de nossas vidas, e nossos animais de estimação não são exceção. Cada vez mais, robôs que se assemelham a animais de estimação estão sendo desenvolvidos para oferecer companhia e assistência, com uma série de benefícios e desafios distintos.

O Surgimento de Robôs de Estimação

A China é um dos países na vanguarda do desenvolvimento desses ‘animais de estimação’ artificiais. A Unitree Robotics, por exemplo, revelou o Go1, o primeiro robô quadrúpede inteligente do mundo.

Semelhante a um cão, o Go1 pode caminhar ao lado de seu dono, seja a pé, de bicicleta ou de skate, atingindo velocidades de até 16 km/h. E, não só isso, o Go1 vem equipado com um sistema de supervisão que inclui lentes binoculares fisheye para acompanhar o movimento periférico de seu dono.

O Design dos Robôs de Estimação

O design do Go1 é descrito pela empresa como ‘ultraleve e de baixo ruído’. Pesando um total de cerca de 11 kg, o Go1 é capaz de carregar cargas de até 5 kg. Os movimentos de caminhada do Go1 envolvem controle de estabilidade, geração de passo, controle de movimento, navegação e desvio de obstáculos, bem como aprendizado e adaptação através de IA.

Robôs de Estimação Menores

Para aqueles que preferem animais de estimação menores, outra empresa chinesa, a LivingAI, desenvolveu o EMO, um pequeno robô de mesa movido a IA. Medindo apenas 12,7 cm de altura, o EMO é descrito como um animal de estimação expressivo e móvel, capaz de reagir a seu dono com mais de mil expressões faciais e movimentos.

O Comportamento dos Robôs de Estimação

Usando a tecnologia de IA, o EMO explora seu ambiente, toma decisões próprias e interage com os humanos. Assim como um animal de estimação real, o EMO evolui ao longo do tempo, graças aos seus sensores internos avançados e modelos de processamento de IA que permitem ao pequeno robô aprender, comunicar-se e ‘se ligar’, de acordo com o site da LivingAI.

Benefícios dos Robôs de Estimação

Os animais robóticos oferecem uma série de benefícios, incluindo a companhia contínua, baixa manutenção e a eliminação da exposição a alergias. Além disso, eles podem até oferecer suporte à saúde mental de seus donos.

Limitações dos Robôs de Estimação

No entanto, o Dr. Harvey Castro, especialista em medicina de emergência de Dallas, Texas, alerta que os animais de IA têm suas limitações. ‘Animais de IA não podem replicar a experiência complexa e rica de cuidar de um animal real’, destaca Castro. Eles também não incentivam a prática de atividades físicas pelos donos, como passear ou brincar.

Riscos Potenciais dos Robôs de Estimação

Além disso, Castro menciona os riscos potenciais relacionados à privacidade dos dados e à dependência dos animais de IA para a companhia, o que pode levar ao descuido das relações humanas reais. ‘Os efeitos psicológicos e emocionais a longo prazo de ter animais de IA, especialmente em crianças, ainda não foram totalmente compreendidos’, diz Castro.

Considerações Finais

Enquanto os robôs animais ‘apresentam uma alternativa única e benéfica para a companhia e podem desempenhar um papel na melhoria da saúde mental’, Castro acrescenta que ‘eles devem ser vistos como uma substituição parcial para animais reais’. Castro enfatiza a necessidade de avaliar continuamente os benefícios e riscos associados aos animais de IA à medida que a tecnologia avança.

Fonte: FOX News(https://www.foxnews.com/lifestyle/ai-pets-could-replace-dogs-cats-expert-warns-long-term-effects-unknown)

Com a crescente popularidade e avanços na tecnologia de IA, é provável que vejamos cada vez mais desses ‘animais de estimação’ robóticos em nossas casas no futuro. No entanto, como com qualquer tecnologia emergente, devemos estar cientes das implicações éticas e práticas de convidar esses companheiros artificiais para nossas vidas.

Para informações adicionais, acesse o site

Comentários desativados em Robôs Domésticos – Uma Nova Era de Companheiros Artificiais