O Impacto da Inteligência Artificial – Uma Discussão no 34º Encatho & Exprotel
Introdução
A ascensão da inteligência artificial tem o poder de transformar todos os setores da indústria. No entanto, as implicações para a sociedade são um tópico de debate intenso. Isso foi discutido detalhadamente durante a segunda palestra da tarde no 34º Encatho & Exprotel(https://encatho.com.br/), em Florianópolis. O evento foi organizado pela [ABIH-SC](https://www.abih-sc.com.br/) no [Centro Sul](https://site.centrosul.net/).
O Palestrante
Diego Correa, da HSystem, liderou a discussão com o tema ‘ChatGPT e inteligências artificiais: vão mudar nossas vidas ou tirar nossos empregos?’.
A Primeira Onda da IA
Durante sua palestra, Correa destacou duas ondas distintas de inteligência artificial. A primeira onda, segundo ele, foi caracterizada por algoritmos de curadoria, como o usado pelo TikTok, que aprende as preferências do usuário e as usa para recomendar conteúdo. Esse processo também permite a exibição de anúncios personalizados.
A Segunda Onda da IA
A segunda onda da IA, conforme descrito por Correa, é a tecnologia persuasiva. Essa tecnologia é capaz de conversar e responder a perguntas de uma maneira muito pessoal. Isso tem o potencial de alterar drasticamente a sociedade.
> ‘Esse é um movimento irreversível. Temos que abraçar e nos adaptar’, disse Correa.
O Impacto da IA
Correa ressaltou que a IA tem o potencial de trazer avanços impressionantes, desde diagnósticos médicos a oportunidades de negócios. Além disso, a IA também pode melhorar a eficiência operacional, automatizar processos repetitivos e personalizar o atendimento ao cliente.
Proteção de Dados e IA
A questão da proteção de dados também foi discutida. Correa mencionou um aplicativo que usava a IA para sugerir qual super-herói a pessoa se parecia mais. No entanto, essa ação aparentemente inofensiva era usada para segmentar os usuários em grupos específicos para a exibição de anúncios direcionados. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi criada para proteger os cidadãos dessas práticas.
IA na Hotelaria
Correa também destacou o uso da IA na indústria hoteleira. Ele mencionou que a IA está sendo usada para atendimento ao cliente através de chatbots. A IA também pode ser usada para treinamento de equipe e para identificar aspectos-chave em conversas, como objeções, temperatura e tom.
Conclusão
O impacto da IA em nossa sociedade é um tópico que continuará a ser debatido. No entanto, uma coisa é certa: a IA está aqui para ficar. Como Correa mencionou em sua palestra, precisamos abraçar e nos adaptar a essa nova realidade.
O 34º Encatho & Exprotel aconteceu entre os dias 8 e 10 de agosto, no CentroSul. A equipe da Revista Hoteis esteve presente a convite da ABIH-SC.
Para informações adicionais, acesse o site