Mapzer – Inovação em Mapeamento Urbano através da Inteligência Artificial
A Mapzer, uma inovadora startup brasileira, está revolucionando o cenário das cidades inteligentes com sua tecnologia de inteligência artificial (IA) 100% nacional. A empresa participou da 9ª edição do Connected Smart Cities & Mobility Nacional, onde apresentou um veículo equipado com IA que já está fazendo diferença em oito estados brasileiros.
Tecnologia Mapzer
A tecnologia da Mapzer permite o reconhecimento e mapeamento das necessidades de manutenção dos espaços urbanos. Através de sensores especiais e IA, a solução identifica em tempo real ocorrências como buracos em ruas e avenidas, falta de sinalização vertical ou horizontal, lixo em locais irregulares, entulho nas calçadas, tampas de bueiro quebradas, entre outros problemas urbanos.
Além disso, recentemente a startup introduziu a função de mapeamento noturno, que já está sendo utilizado pela cidade baiana de Luis Eduardo Magalhães.
Experiência no Evento Connected Smart Cities & Mobility Nacional
Durante o evento, a Mapzer proporcionou experiências a partir de transfers que conduziram prefeitos e autoridades de seus hotéis para o Centro de Convenções Frei Caneca. O público também teve a oportunidade de conhecer o veículo equipado com a tecnologia da Mapzer, que já beneficia mais de 4 milhões de brasileiros.
O gerente comercial da Mapzer, Paulo Tumasz Junior, destacou a exclusividade da tecnologia da empresa. Ele explicou que a solução da Mapzer permite a gestão urbana na palma da mão através de um software de IA, e que o evento foi uma oportunidade para as pessoas entenderem o potencial disso para o futuro das cidades inteligentes.
O Software de Inteligência Artificial da Mapzer
Além do veículo, a startup também apresentou no evento o seu software de inteligência artificial para uso das cidades. O sistema de gestão é atualizado a cada 15 ou 30 dias com as principais ocorrências identificadas, e cada departamento recebe o que é relevante para poder gerar uma ordem de serviço.
O software de IA da Mapzer é inovador, e a cada dois meses surge uma nova habilidade proveniente da análise e junção de estatísticas. A startup garante a cobertura de 100% da área urbana, com prazos que variam de acordo com a especificidade de cada região.
Origem da Mapzer
Tumasz Junior revelou que a empresa foi criada a partir da percepção de um dos sócios, que sempre esteve atento aos problemas urbanos. Após realizar inúmeros chamados para a resolução de defasagens urbanas, percebeu-se um padrão: se o aviso não partisse do cidadão, a gestão não tomava uma atitude. A Mapzer quer inverter esse processo, tornando a gestão pública proativa.
Participação da Mapzer no Call For Papers
A Mapzer também participou do Call For Papers, onde apresentou a palestra ‘Cidades Inteligentes: O poder da inteligência artificial na gestão urbana dos municípios brasileiros’.
Melhorias em Municípios Brasileiros com o Uso da Inteligência Artificial
Em setembro de 2022, a cidade de Hortolândia, em São Paulo, implantou a tecnologia da Mapzer. Desde então, mais de 80% dos buracos detectados pelo serviço de fiscalização foram consertados com a realização da Operação Tapa-Buraco.
Em Goiânia, Goiás, o número de buracos nas ruas caiu 33% no mês de abril, em relação a março de 2023, graças à tecnologia da Mapzer. Além disso, a empresa mapeou outros 20 tipos de ocorrência na cidade, e as que apresentaram maiores quedas foram as de irregularidades em tampas de bueiro, sinalização inexistente, calçada irregular e lixo irregular.
Considerações Finais
A Mapzer está trazendo a gestão urbana para o século XXI com sua inovadora tecnologia de inteligência artificial. Ao identificar e mapear problemas urbanos em tempo real, a empresa está ajudando a transformar municípios em cidades inteligentes e proativas.
Receba notícias sobre Geotecnologias, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica Móvel no seu WhatsApp.(https://mundogeo.com/whatsnews/)
Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço(https://mundogeo.com/redes-sociais/)
Para informações adicionais, acesse o site