Inteligência Artificial (IA) no Marketing Digital - Já Não Há Mais Marketing Sem Ela
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Inteligência Artificial (IA) no Marketing Digital – Já Não Há Mais Marketing Sem Ela

Introdução

De acordo com uma pesquisa da Deloitte, que envolveu 1900 empresas em sete países, quase metade das organizações (47%) investem entre US$ 500 mil a US$ 5 milhões em Inteligência Artificial (IA). Esta é uma cifra impressionante que tende a aumentar, e o marketing digital é um dos setores que mais demandam essa tecnologia.

A Revolução da IA no Marketing Digital

Rafael Ataide, Diretor de Data&Tech da agência full service Adtail, acredita que a IA já não é mais uma previsão para o futuro do marketing, mas uma realidade transformadora no presente. Ele percebe que a IA está reformulando a maneira como as empresas interagem com os consumidores.

> ‘A IA está permitindo implementar, de uma maneira relativamente simples, um conceito e estratégia de marketing popularizado nos anos 90, conhecido como ‘marketing one to one”, diz Rafael.

O Conceito de ‘Marketing One to One’

O ‘marketing one to one’ foi idealizado e divulgado por Martha Rogers em seu livro The One to One Future, lançado em 1993. O objetivo era personalizar a comunicação e tratar os clientes de maneira única, resultando em um relacionamento mais fidelizado e lucrativo.

> ‘A IA está democratizando e acelerando de maneira incrível o processo de como implementar essa estratégia’, ressalta Rafael.

IA na Prática

Na prática, a IA está sendo aplicada em ferramentas como chatbots, programas de automação de tarefas, algoritmos de recomendação de produtos, personalização de público-alvo e análise de dados avançada.

A Popularização da IA

A popularização da IA tornou o assunto comum em discussões estratégicas. Não há razão para não utilizar uma tecnologia que permite práticas de sucesso, especialmente porque a IA está se tornando cada vez mais sofisticada e eficiente.

Exemplos de Uso da IA

A Adtail, por exemplo, utiliza a IA em suas atividades cotidianas. O time de Data Intelligence da agência, voltado para análises avançadas de dados e clusterização de clientes, utiliza machine learning em quase todos os clientes.

A IA como Tendência

Para o futuro, Rafael vê a IA como uma tendência que só vai se fortalecer, especialmente como inteligência competitiva e através de assistentes virtuais, como Alexa e Siri.

Ética e IA

Rafael acredita que as discussões sobre ética precisam crescer, para que as empresas saibam como utilizar a tecnologia de forma transparente e sem comprometer a privacidade do usuário.

Conclusão

> ‘Não usar IA já não é mais uma opção. Ela está intrinsecamente envolvida nos processos do marketing digital. É isso que garante, hoje, os ganhos operacionais que são a base para se destacar neste ambiente omnicanal e em constante transformação em que vivemos’, conclui Rafael.

Sobre a Adtail

A Adtail é uma agência full service que oferece uma gama completa de soluções, como digital planning, paid media, SEO optimization, CRM marketing, inbound marketing, social media, creative & design. Com uma equipe de mais de 200 profissionais certificados e forte know how tecnológico, a empresa utiliza ferramentas renomadas e metodologias próprias para otimizar processos e performance.

Adtail

Informações adicionais: Consultoria Deloitte, Martha Rogers, The One to One Future, Alexa, Siri

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