Inteligência Artificial,  ultimas

Início do segundo semestre na UnB com foco em inteligência artificial

A palestra inaugural

Foi com o auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília lotado, que ocorreu, na última sexta-feira (25), a abertura do segundo semestre letivo de 2023. O tema escolhido para a aula inaugural foi ‘Além da realidade: Explorando as fronteiras da inteligência artificial’, ministrada pela cientista da computação, pesquisadora e hacker antirracista, Nina da Hora(https://www.instagram.com/ninadhora/).

A jornada de Nina da Hora

Nina da Hora, também criadora do Ogunhe Podcast(https://linktr.ee/ninadhora), um canal focado na divulgação de cientistas do continente africano, compartilhou com os estudantes parte de sua trajetória acadêmica. Ela relatou que desde o segundo período da graduação, começou a se interessar por programação e ensinou esta matéria para alunos do sexto ao nono ano.

Além disso, explicou que usar o conhecimento adquirido na universidade e traduzi-lo para uma linguagem compreensível para todos foi um grande aprendizado. E esse desejo de compartilhar o conhecimento com pessoas e comunidades que não estão inseridas neste círculo acadêmico, tem sido o fio condutor de sua carreira.

Experiência que moldou sua carreira

Nina recordou uma experiência durante sua graduação que acabou por definir seu foco de atuação. Ela trabalhava em uma pesquisa de reconhecimento de voz e, durante um projeto, percebeu que a tecnologia reproduzia a discriminação racial que ela vivia em seu cotidiano.

‘Fui a única pessoa que não conseguiu testar a ferramenta, sendo a única desenvolvedora negra do projeto’, disse Nina. A partir desta experiência, decidiu investigar o porquê de uma tecnologia estar reproduzindo a discriminação racial e começou sua pesquisa em ética em inteligência artificial.

Reflexões e conselhos aos calouros

Durante a palestra, Nina fez questão de motivar os novos estudantes a explorar todas as oportunidades oferecidas pela Universidade de Brasília.

‘Aproveitem a oportunidade de estar na UnB como uma das melhores possibilidades de pensar o Brasil, estando no Brasil’, incentivou.

A cientista também ressaltou a importância de ir além da sala de aula e explorar outros espaços da universidade, como projetos de extensão e pesquisa, o Centro Olímpico, os coletivos estudantis e os Centros Acadêmicos.

Acolhida dos novos alunos

Os novos estudantes foram calorosamente acolhidos não só pela palestrante, mas também pela representação estudantil da Universidade e pela administração superior no auditório da ADUnB.

Lais Cantuário, representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), aconselhou os calouros a aproveitarem ao máximo todas as oportunidades oferecidas pela universidade e ir além do ensino em sala de aula.

A importância da informação

Diego Madureira, o decano de Ensino de Graduação, ressaltou a importância de estar informado para aproveitar todas as oportunidades que a universidade oferece.

‘Convido vocês a acessarem as páginas oficiais da Universidade para entender como funcionam os setores e decanatos’, aconselhou.

O papel de uma universidade pública

O decano também destacou que a missão de uma universidade pública vai além de formar profissionais, ela tem o papel de impulsionar o desenvolvimento do país.

‘A oferta da instituição vai muito além do ensino. O objetivo de uma universidade pública é mais do que formar profissionais, é impulsionar o desenvolvimento do país’, lembrou.

A excelência da UnB

A reitora da UnB, Márcia Abrahão, fez questão de reforçar a excelência da universidade e a importância das pesquisas desenvolvidas nos campi.

‘Vocês acabam de ingressar em uma das melhores universidades do Brasil e da América Latina, criada por Darcy e Anísio para ser uma universidade ousada e além do seu tempo’, disse.

Encerramento do evento

O evento contou ainda com a presença do vice-reitor Enrique Huelva, a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, o decano de Assuntos Comunitários, Ileno Izidio, e a vice-diretora da Faculdade UnB Ceilândia, Laura Davison.

Para quem não pôde assistir ao vivo, a íntegra do evento está disponível no canal da UnBTV.

>> InspiraUnB 2º/2023: Expectativas, planos e sonhos realizados marcam sentimento dos novos estudantes da Universidade de Brasília(https://noticias.unb.br/112-extensao-e-comunidade/6739-universitarios-se-reunem-para-o-inspira-unb-2-2023)

Para informações adicionais, acesse o site

Comentários desativados em Início do segundo semestre na UnB com foco em inteligência artificial