Inteligência Artificial

iOS 17 da Apple e a Incorporação de Inteligência Artificial

A mais recente atualização do sistema operacional móvel da Apple, o iOS 17, trouxe uma série de novas funcionalidades, que mostram o quanto a Inteligência Artificial (IA) está sendo integrada em nossas vidas cotidianas. Mesmo que a Apple ainda não possua uma IA própria, como o Bard do Google ou o ChatGPT da OpenAI, a empresa está utilizando mecanismos de aprendizado de máquina para aprimorar suas funcionalidades.

Siri: A assistente pessoal que aprende com você

A Siri, assistente virtual da Apple, é um dos primeiros exemplos de como a IA está sendo integrada no iOS 17. Agora, a Siri pode ser treinada para falar com a nossa própria voz. Para isso, o usuário precisa gravar cerca de 150 frases e aguardar um dia para que a assistente processe as informações e comece a funcionar com a tonalidade de voz do usuário.

Teclado inteligente: Aprendizado de máquina a seu serviço

O teclado do iOS 17, apesar de parecer um recurso simples, também está aproveitando o poder do aprendizado de máquina. Através dessa tecnologia, o teclado agora é capaz de prever textos e sugerir palavras de forma mais eficiente do que antes.

Saúde mental: Uma prioridade para a Apple

O iOS 17 também está incorporando IA para ajudar os usuários a monitorar sua saúde mental. O novo sistema operacional inclui um aplicativo que permite acompanhar o seu estado de humor diariamente. Este aplicativo registra um histórico e fornece conselhos com base no seu estado emocional.

Apple Music: A IA que conhece o seu gosto musical

A IA também está sendo utilizada para aprimorar a experiência do usuário no Apple Music. A funcionalidade ‘Por Descobrir’ do aplicativo de música da Apple é capaz de recomendar músicas com base nas suas preferências musicais.

O futuro da IA na Apple: O Apple GPT

A Apple está atualmente em fase de testes com seu próprio chatbot impulsionado por IA, o ‘Apple GPT’, segundo informações da Bloomberg. Embora os planos para o lançamento dessa tecnologia ainda não estejam definidos, a iniciativa mostra o interesse da empresa em explorar o campo da IA generativa.

Segundo a The Verge(https://www.theverge.com/2023/7/19/23800430/apple-gpt-ai-chatbot-generative-ai), o chatbot da Apple utiliza uma estrutura de modelo de linguagem (LLM) chamada ‘Ajax’, que é executada na infraestrutura do Google Cloud e é construída sobre o Google JAX, um framework desenvolvido para acelerar a pesquisa em aprendizado de máquina.

No momento, diversos times de engenheiros da Apple estão trabalhando no projeto, lidando com questões de privacidade antes de um possível lançamento. No entanto, a empresa ainda não tem planos concretos para lançar a tecnologia para o público, pois ainda está decidindo o que fazer com ela.

Em resumo, a nova atualização do sistema operacional móvel da Apple, o iOS 17, está incorporando a Inteligência Artificial em diversas funcionalidades, desde a assistente virtual Siri até a monitoração da saúde mental dos usuários. Ao mesmo tempo, a empresa está explorando novas possibilidades para a IA, como a criação de um chatbot próprio.

Para informações adicionais, acesse o site

Comentários desativados em iOS 17 da Apple e a Incorporação de Inteligência Artificial