Inteligência, – ping – 2023-08-18 11 -27 -04.655914 Educação e Ética – Uma Análise Crítica
Inteligência, educação e ética são conceitos significativos que merecem reflexão. Neste artigo, discutiremos esses temas isoladamente e em conexão.
1. A Interligação das Disciplinas
Em geral, os estudiosos de tais temas, sejam eles filósofos ou cientistas, compartilham uma característica central: uma sólida base humanista, essencial ao estudo. Grandes pensadores nas áreas de Neurociência, Biologia, Medicina, por exemplo, possuem vasto conhecimento sobre humanidades, o que enriquece suas perspectivas.
1.1 O Valor da Integração do Conhecimento
No ambiente acadêmico, o conhecimento é frequentemente tratado de forma excessivamente fragmentada, diferenciando, talvez inconscientemente, as ciências humanas, biológicas e exatas. No entanto, as ciências requerem uma fundamentação filosófica e humanista, e os humanistas e filósofos dependem do conhecimento da realidade natural para desenvolver seu discurso. Por isso, o conhecimento deve ser cada vez mais integrado no ambiente acadêmico, e não fragmentado.
2. A Inteligência Humana
Há séculos a humanidade busca compreender a inteligência humana, um feito ainda distante de ser alcançado. Agora, precisamos confrontar uma inteligência dita ‘artificial’.
2.1 A Inteligência Artificial é Realmente Inteligente?
Muitos questionam: a inteligência artificial é realmente inteligente? Os estudiosos dessa área certamente se deparam com essa questão.
3. A Filosofia e a Inteligência
A filosofia trata do tema da inteligência e do conhecimento humano desde o seu início. Aristóteles iniciou sua grande obra, ‘Metafísica’, com uma declaração extraordinária: ‘Todo homem deseja por natureza conhecer’.
3.1 A Inteligência e a Divindade
Para Platão e Aristóteles, pelo nous (intelecto) o homem se assemelha a Deus. Platão disse, em resposta aos sofistas de sua época, que o homem é a medida de todas as coisas e Deus é a medida do homem. Aristóteles, por sua vez, afirmou que pelo intelecto o homem se assemelha a Deus.
3.2 O Conceito de Intellectus
O termo intellectus, segundo Tomás de Aquino, significa intus leggere, referindo-se à nossa capacidade de ler dentro das realidades. O intelecto apreende as essências, reproduzindo-as de forma imaterial. O intelecto humano compreende a realidade, dando origem a uma palavra interna, um verbo, chamado de conceptus.
4. A Formação dos Conceitos
A formação do conceito é a primeira atividade intelectual humana. O intelecto é chamado ‘agente’ quando forma o conceito, e é chamado de ‘possível’ quando o memoriza, possibilitando as demais operações intelectuais.
4.1 O Conceito e o Juízo
Os conceitos, uma vez formados, podem ser relacionados entre si, dando origem à segunda operação intelectual: os juízos. O juízo se refere ao ser da realidade, que é a fonte última dos conceitos intelectuais. Os juízos são sempre sobre os conceitos. Os conceitos são a fonte dos juízos e os juízos ajudam a conhecer melhor os conceitos.
5. O Intelecto e a Realidade
O intelecto apreende a realidade, e é por isso chamado de especulativo ou teórico. Especulativo vem de speculum, ou seja, espelho. O intelecto especula quando reflete imaterialmente a realidade material, sobre a qual discorre.
5.1 O Intelecto Prático
Além disso, o conhecimento da realidade pode mover o homem a agir. Nesse sentido, o intelecto se torna prático: quando a realidade conhecida se torna princípio de nossa ação.
6. O Silogismo
Os juízos podem ainda ser relacionados entre si em um silogismo ou raciocínio. O silogismo contém premissas e uma conclusão. Há silogismos teóricos e práticos. Os teóricos refletem a realidade. Os práticos têm como conclusão uma ação.
7. A Inteligência Artificial e a Educação
7.1 A Educação no Contexto da IA
A inteligência artificial traz um novo desafio para a educação. Como podemos preparar os estudantes para um mundo onde a IA é cada vez mais presente?
8. A Ética na Inteligência Artificial
8.1 O Papel da Ética
A ética desempenha um papel crucial na inteligência artificial. Como garantir que a IA seja usada de forma ética e justa?
9. Conclusão
A inteligência, a educação e a ética são temas complexos que se entrelaçam de maneiras intrigantes. À medida que a IA se torna cada vez mais integrada à nossa sociedade, precisamos refletir profundamente sobre esses temas.
10. Referências
1. Aristóteles. Metafísica.
2. Platão. As leis.
3. Tomás de Aquino. Suma Teológica.
4. Inteligência artificial e educação: questões éticas. Diocese de Petrópolis.
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