Inteligência Artificial no Setor Editorial – Medo e Criatividade
1. Introdução: A Evolução Tecnológica no Setor Editorial
O mundo editorial encontrou novos caminhos para se adaptar a cada reviravolta tecnológica, seja a chegada da Amazon, a ascensão dos livros eletrônicos ou a autopublicação. Agora, outra mudança revolucionária está tomando forma: a incorporação da inteligência artificial (IA) em diversas áreas do setor.
2. O Impacto da IA no Universo Editorial
Diversas empresas do setor editorial já estão investigando a aplicação da IA em áreas como marketing, publicidade, produção de audiolivros e até redação. A ideia é auxiliar o trabalho humano, mas também há o medo(https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/em-busca-da-proxima-leva-de-trabalhadores-robos-11082023) de que as máquinas substituam completamente algumas funções.
3. A Ameaça da IA para Escritores
Para alguns no setor, a ameaça já se tornou realidade. Escritores estão se unindo a outros artistas e criadores de conteúdo para processar empresas de IA, alegando que suas obras estão sendo usadas para treinar sistemas de IA sem autorização.
4. A IA e a Redação Automatizada
A preocupação dos autores aumenta com o uso de suas obras para alimentar softwares de comunicação automatizada como o ChatGPT(https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/chatgpt-corrida-armamentista-pela-inteligencia-artificial-ja-mudou-os-rumos-da-tecnologia-15082023), capaz de gerar textos envolventes, imitar autores famosos e até produzir romances completos ao seguir as instruções de um humano.
5. Proteção Contra o Uso não Autorizado de Obras
Recentemente, a Authors Guild promoveu uma petição, assinada por milhares de escritores, exigindo que as empresas obtenham sua autorização antes de usar suas obras para treinar programas de IA. As agências que representam os ilustradores também revisaram os contratos para evitar que suas criações sejam usadas para alimentar programas de IA.
6. O Crescimento das Startups de IA no Setor Editorial
Houve um aumento significativo no número de startups editoriais que utilizam a IA para criar, compilar, editar e promover livros. Entre essas startups estão a Stockimg, que produz capas de livros, a Storywizard, que cria histórias infantis, a Subtxt, que auxilia autores a expandir conceitos ou desenvolver personagens, e a Laika, que alega emular a prosa de escritores famosos.
7. A IA como Assistente de Redação e Edição
Alguns escritores estão utilizando a inteligência artificial como uma espécie de assistente de redação e edição, capaz de ajudá-los no processo de geração de ideias, organização de material, desenvolvimento de personagens e elaboração de rascunhos.
8. Implicações Legais do Conteúdo Gerado por IA
O texto escrito por máquinas não pode ser protegido por direitos autorais. Se o texto for modificado por seres humanos, pode se tornar elegível para essa regulamentação, mas essa avaliação será feita caso a caso, de acordo com o Escritório de Direitos Autorais dos EUA.
9. O Uso de IA na Produção de Audiolivros
A IA também está revolucionando a produção de audiolivros, um formato lucrativo e em rápido crescimento para as editoras. Tanto a Apple quanto o Google oferecem programas que transformam livros eletrônicos em audiolivros gratuitamente, por meio da tecnologia de texto para voz.
10. A IA como Solução para a Descoberta de Livros
A principal tarefa do setor editorial atualmente é anunciar aos leitores quais livros estão sendo lançados, desafio que se intensificou nos últimos anos. A IA já está sendo usada para resolver esse problema, ajudando os leitores a descobrir uma variedade maior de livros.
c. 2023 The New York Times Company
Para informações adicionais, acesse o site