Inteligência Artificial

Inteligência Artificial e o Impacto nos Empregos Femininos até 2030

Introdução

A inteligência artificial (IA) e a automação estão avançando a passos largos, trazendo benefícios significativos para muitas indústrias. No entanto, um recente estudo do McKinsey Global Institute aponta que as mulheres podem estar mais vulneráveis a perderem seus empregos para a IA até o final da década.

Ameaça da Automação

Segundo o relatório, quase um terço das horas de trabalho nos Estados Unidos poderá ser automatizado até 2030. As indústrias mais vulneráveis à automação são os serviços de alimentação, atendimento ao cliente, vendas e suporte de escritório. Como as mulheres são super-representadas nesses setores, elas correm um risco maior de serem mais impactadas.

Impacto em Trabalhadores Vulneráveis

Trabalhadores negros, hispânicos, sem diploma universitário e os trabalhadores mais jovens e mais velhos também são mais propensos a ter que buscar novos empregos até 2030. Até essa data, pelo menos 12 milhões de trabalhadores terão que mudar de emprego à medida que suas indústrias encolhem. A maioria desses trabalhadores estará na parte inferior da escala salarial e provavelmente precisará adquirir novas habilidades antes de poderem fazer a transição para novas indústrias.

Mudanças no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho será revolucionado na próxima década pelos investimentos do governo em tecnologia verde, pela crescente demanda por profissionais de saúde e pelas mudanças estruturais na força de trabalho causadas pela pandemia. Essas tendências convergirão com os avanços na IA, o que aumentará a demanda por alguns empregos existentes, criará novos postos de trabalho em novas indústrias e tornará outras ocupações obsoletas.

Riscos para Trabalhadores de Baixa Renda

Os trabalhadores de baixa renda são os mais vulneráveis a perdas de emprego até 2030 em todas as categorias. Trabalhadores que ganham menos de US$ 38,2 mil podem representar quase 80% de todas as possíveis transições de carreira nesse período. Isso indica que vendedores de varejo, caixas e outros trabalhadores de baixa remuneração – entre os quais uma proporção maior são mulheres – são particularmente vulneráveis.

Possíveis Efeitos Positivos

Por outro lado, os avanços na IA também podem ter alguns efeitos positivos em empregos existentes e criar novas oportunidades de trabalho. Para trabalhadores de colarinho branco, a automação pode significar menos tempo fazendo tarefas rotineiras ou técnicas e mais tempo dedicado a trabalhos criativos ou estratégicos que a IA ainda não pode fazer. Advogados e engenheiros civis estão entre os trabalhadores que mais se beneficiarão.

Profissões Mais Manuais

Trabalhadores em campos mais manuais, como saúde ou agricultura, realizam tarefas que não podem ser automatizadas com tanta facilidade. Embora novas tecnologias possam criar novos empregos, esses trabalhos podem não ser todos desejáveis.

Impacto Diferente entre Gêneros

As descobertas estão alinhadas com pesquisas existentes que mostram que as mulheres serão afetadas pelas ondas de automação da força de trabalho de maneira diferente dos homens. Uma análise dos dados do Goldman Sachs descobriu que 8 em cada 10 trabalhadoras nos Estados Unidos, em comparação com 6 em cada 10 homens, têm empregos que estão ‘altamente expostos’ à automação.

Desafio do Treinamento e Requalificação

O relatório sugere que treinar e requalificar os trabalhadores nas habilidades do futuro será um grande desafio para os empregadores. Por outro lado, isso também poderia ser uma oportunidade para ‘recrutar de populações que muitas vezes são negligenciadas’, como trabalhadores mais velhos, trabalhadores sem diplomas universitários, trabalhadores com deficiências ou lacunas de emprego e aqueles que estiveram encarcerados.

Conclusão

A IA e a automação estão mudando o panorama do mercado de trabalho. Embora possam trazer benefícios significativos em termos de eficiência e produtividade, é fundamental estar ciente dos possíveis impactos negativos, especialmente para os grupos mais vulneráveis. É crucial que os empregadores, legisladores e instituições educacionais trabalhem juntos para garantir que ninguém seja deixado para trás na transição para a economia digital do futuro.

Para informações adicionais, acesse o site

Comentários desativados em Inteligência Artificial e o Impacto nos Empregos Femininos até 2030