Inteligência Artificial,  ultimas

Identificando Chamadas Fraudulentas que Usam Inteligência Artificial para Clonar Vozes

Desde a metade de 2023, uma nova tendência inquietante tem sido observada em vários países da América Latina: criminosos começaram a utilizar sistemas de Inteligência Artificial (IA) para clonar as vozes de parentes e, assim, cometer extorsões ou fraudes.

De acordo com o Publimetro México, essa nova forma de chamadas fraudulentas representa uma evolução dos golpes anteriores, nos quais o criminoso se passa por um familiar ou pessoa conhecida.

A Ameaça Através da IA Gerativa

Com o advento dos sistemas de Inteligência Artificial Gerativa, a situação se tornou muito mais complexa, uma vez que essas plataformas agora são capazes de imitar perfeitamente a voz de qualquer pessoa.

Como Identificar uma Chamada Fraudulenta que Clona a Voz de Alguém Usando a IA

A tecnologia ainda não é suficientemente avançada para replicar a voz exata em tempo real absoluto. Portanto, haverá um atraso ou delay entre cada diálogo, a menos que as respostas estejam gravadas previamente e, portanto, não possam sair do roteiro preestabelecido da chamada fraudulenta.

Dicas Essenciais

Chamada de numero desconhecido (spam) (Dreamstime)

A recomendação principal é prestar atenção à presença de atrasos ou desvios. Paralelamente, há outras dicas básicas:

1. Se a voz soa robótica e há um claro efeito de eco, então é mais provável que esteja manipulada por uma IA.
2. Se o tom e o ritmo da chamada forem estranhos, deve-se prestar atenção se as respostas soam mecânicas ou se não há variações naturais na articulação das palavras para o contexto suposto.
3. Obviamente, se recebermos uma chamada de algum número desconhecido ou que apareça como ‘Desconhecido’, já devemos estar alertas.

Nunca se deve fornecer informações financeiras e a saída mais segura sempre será desligar e contatar um parente sem desespero, pois às vezes pode levar uma ou duas horas para confirmar que tudo está bem e tratava-se de um engano.

O Futuro da Fraude Telefônica

Infelizmente, a fraude telefônica é uma indústria em crescimento, e a IA está desempenhando um papel cada vez mais significativo nesse cenário. É essencial estar informado e consciente dessas táticas para proteger-se contra essas ameaças emergentes.

Conclusão

A IA tem o potencial de ser uma ferramenta incrivelmente útil, mas como qualquer tecnologia, ela também pode ser usada para fins maliciosos. Portanto, é essencial estar sempre informado e alerta.

Para informações adicionais, acesse o site

Comentários desativados em Identificando Chamadas Fraudulentas que Usam Inteligência Artificial para Clonar Vozes