Inteligência Artificial,  ultimas

IA Generativa – 4 Maneiras de Maximizar Sua Utilidade, segundo Especialistas

A Inteligência Artificial (IA)(https://olhardigital.com.br/tag/inteligencia-artificial/) tem vindo a ganhar espaço cada vez maior em todo o mundo. Uma de suas variantes mais fascinantes é a [IA Generativa](https://olhardigital.com.br/tag/ia-generativa/), que usa algoritmos para gerar texto, código, vídeo, foto e até mesmo dados e renderização 3D. No entanto, sua utilidade completa ainda não foi totalmente aproveitada, como observado por Rachel Woods, uma renomada cientista de dados.

> ‘Muitas pessoas ainda estão lutando para saber como aproveitar ferramentas como ChatGPT/LLMs/Generative AI. Todo mundo está esperando que alguém lhes conte algum caso de uso secreto. E tem muitas pessoas questionando a praticidade. Mas esses artigos clickbait falham por não citar o problema subjacente: não é que essas ferramentas ‘não sejam úteis’… Na verdade, elas apenas têm um grande problema de usabilidade’, escreveu Rachel em um tweet.

Profissionais especializados em IA Generativa falaram ao portal zdnet.com(https://www.zdnet.com/article/4-ways-to-increase-the-usability-of-ai-according-to-industry-experts/) e propuseram 4 estratégias para aumentar a utilidade desta tecnologia. Vamos discuti-las!

1. Promover as Abordagens Corretas da IA

Andy Thurai, analista principal da Constellation Research, focalizou a importância de gerentes e profissionais de tecnologia entenderem e promoverem as abordagens corretas da IA em seus negócios.

> ‘Uma das razões pelas quais vemos muitas ideias de tecnologia ou inovação falharem é porque elas não conseguem atrair usuários de negócios e detentores de orçamento e CXOs (Chief Experience Officer ou diretor(a) de experiência do usuário), já que eles não conseguem ver o valor que isso traz para sua empresa’, disse Thurai.

2. Educar as Pessoas sobre IA

Para o Dr. Vishal Sikka, fundador e CEO da Vianai, a educação tecnológica é um passo crucial.

> ‘Empresas de todos os tamanhos precisam aumentar sua alfabetização tecnológica para criar uma gama mais ampla de talentos trabalhando nos sistemas de IA existentes’, afirmou.

3. Realizar Oficinas Colaborativas

Segundo Thurai, é fundamental a implementação de workshops colaborativos que reúnam técnicos, inovadores, estrategistas, usuários de negócios, detentores de orçamento e CXOs.

4. Centralizar a IA no Ser Humano

Finalmente, Sikka argumenta que a IA deveria ser centrada no ser humano.

> ‘Precisamos reunir o poder da compreensão humana com dados e tecnologia de IA – IA centrada no ser humano. Isso pode criar sistemas inteligentes que melhorarão muito os resultados e processos de negócios, pois o feedback dos humanos melhorará naturalmente o desempenho e os resultados da IA’, explicou.

Não se esqueça de assistir aos novos vídeos no acesse o site

Comentários desativados em IA Generativa – 4 Maneiras de Maximizar Sua Utilidade, segundo Especialistas