Democratização do Conhecimento em Tecnologias Digitais – A Iniciativa da UFSC
Nota: Considerando que as palavras-chave não foram fornecidas, elas serão inseridas ao longo do texto de uma maneira geral.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) criou um projeto que está revolucionando a maneira como os jovens aprendem sobre tecnologias digitais avançadas. O projeto, intitulado Computação na Escola, está fornecendo uma janela para o futuro, oferecendo cursos de computação para jovens estudantes que se concentram em tópicos como Inteligência Artificial (IA), Animação 3D e a integração de ChatGPT em aplicativos.
A Visão do Projeto
O objetivo da iniciativa é proporcionar a oportunidade de aprender computação a todos os alunos em todas as escolas. De acordo com a professora Christiane Gresse von Wangenheim, responsável pelo projeto, essa visão é baseada na importância cada vez maior da tecnologia digital em nossas vidas. Ela acredita que é essencial democratizar o conhecimento sobre essas tecnologias para capacitar os alunos a usar essas tecnologias de forma consciente e também para permitir que eles se tornem criadores de artefatos de TI.
A Metodologia
A metodologia adotada no projeto é a das metodologias ativas. Isso significa que os alunos aprendem de maneira prática. Eles são incentivados a criar seus próprios modelos de Machine Learning e desenvolver aplicações inteligentes para resolver problemas de forma criativa. Além disso, eles também discutem criticamente questões éticas e seus impactos.
A Cooperação e Inclusão Social
O projeto tem uma forte componente de inclusão social. Ele funciona em cooperação com o projeto Pode Crer, do Instituto Vilson Groh, que atende jovens de 11 a 24 anos por meio do desenvolvimento de liderança, criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas. O projeto é gratuito e aberto a todos os jovens de famílias de baixa renda.
O Impacto do Projeto
O projeto tem tido um impacto significativo na vida dos alunos. Uma aluna, após concluir o curso de animação, descreveu a experiência como ‘fácil, não é preciso muito para aprender, simples e prático’, e disse que recomendaria para quem quiser iniciar algo relacionado à animação. Outro jovem, que concluiu o curso de Machine Learning, disse que antes do Pode Crer, via a tecnologia como algo apenas por diversão, mas depois de começar o curso, percebeu que poderia ser a sua carreira profissional, seu futuro.
A Importância do Projeto no Contexto Atual
O projeto também atende a uma demanda do mercado. Em julho, um estudo divulgado pela Google indicou um déficit de 530 mil profissionais de Tecnologia da Informação no Brasil. A professora Christiane Gresse von Wangenheim destacou a importância de oportunidades como essas para a participação social e econômica dos jovens, considerando também as emergentes oportunidades para profissionais de IA.
## O Futuro do Projeto
O projeto está em constante evolução. Devido ao rápido avanço na área de Inteligência Artificial, os cursos estão sendo constantemente atualizados e complementados com novas tecnologias e soluções que estão surgindo.
Conclusão
A iniciativa Computação na Escola da UFSC está desempenhando um papel vital na democratização do conhecimento em tecnologias digitais. Ela não só está preparando os jovens para o futuro, mas também está abrindo caminhos para que eles assumam a liderança de suas próprias vidas e tenham a oportunidade de acessar universidades e o mercado de trabalho.
Para informações adicionais, acesse o site