Inteligência Artificial,  ultimas

A Revolução da Inteligência Artificial no Mundo Jurídico

Tecnologias inovadoras, como a inteligência artificial (IA), estão sendo cada vez mais adotadas no cenário jurídico para otimizar demandas e abrir novas possibilidades de negócios. Aproveitando a Interface de Programação de Aplicativos (API) da Open AI, ferramentas estão sendo desenvolvidas para automatizar tarefas administrativas.

Foto: Canva Foto / Perfil Brasil

A Influência da IA no Mundo Jurídico

A inteligência artificial está provocando uma transformação sem precedentes no mundo jurídico. Gustavo Coelho, Head de Tecnologia, Inovação e Legal Ops do PG Advogados, um escritório de advocacia de São Paulo que criou uma ferramenta para automatizar tarefas administrativas, explica:

> ‘Com acesso direto a esta tecnologia de inteligência artificial (IA) generativa, conseguimos gerar valor nas entregas jurídicas em todas as frentes do escritório, como contencioso, contratos e consultivo, automatizando tarefas, acelerando análises de documentos, permitindo aos advogados que atuem com mais velocidade, assertividade, qualidade e focados nos resultados estratégicos dos clientes’.

A Ferramenta de IA para Otimização de Tarefas

O recurso baseado nas últimas versões do GPT da Open AI está pronto para auxiliar os profissionais a aprofundarem suas análises e atuarem de maneira mais estratégica, utilizando os conhecimentos e as informações que a tecnologia oferece, além de automatizar os processos que mais demandam no escritório.

Uma das atividades que está sendo suportada por esta tecnologia é a leitura inicial de novos processos pelos advogados. Antes, o profissional levaria cerca de 100 minutos diários para concluí-la. Agora, espera-se economizar 2 mil minutos mensais desses advogados que podem, então, desempenhar tarefas mais estratégicas, aumentando a eficiência operacional do escritório em até 500%.

> ‘A nossa expectativa é, de fato, garantir mais agilidade, segurança e estratégia aos processos, mas o foco central é eficiência, assertividade e qualidade, permitindo que nossos advogados atuem com visão estratégica para entregar aos clientes insights e informações estruturadas que façam sentido aos negócios deles’, detalha Coelho.

A Incorporação da IA na Gestão de Processos

A nova ferramenta foi incorporada ao Brainlaw, sistema de gestão de processos do PG Advogados que já tem quatro anos de operações no mercado e tem demonstrado bons resultados.

Este é mais um projeto da unidade de negócios do escritório chamada Legal Everyday Optimization (LEO), que unifica as equipes de Inovação, Tecnologia e Legal Ops para fornecer soluções modernas e consistentes aos clientes, com o objetivo de otimizar as tarefas do mundo jurídico.

> ‘Os departamentos jurídicos enfrentam uma das maiores transformações das últimas décadas, bastante impulsionada pela digitalização e busca constante por eficiência e novas tecnologias. Nesse contexto, é preciso ser cada vez mais ágil e eficiente para se manter competitivo, pro-business e gerando valor para seus negócios, e é isso que fazemos. Esse é o começo de uma série de produtos que serão lançados no decorrer do ano envolvendo IA generativa’, conclui Gustavo Maganha, Gestor de Tecnologia & Inovação do PG Advogados.

Para informações adicionais, acesse o site

Comentários desativados em A Revolução da Inteligência Artificial no Mundo Jurídico