A Revolução da Agricultura 5.0 – Robótica e Inteligência Artificial no Espírito Santo
A Evolução Tecnológica no Agronegócio: Para Além de uma Tendência
A tecnologia tem transformado o cenário do agronegócio, tornando as atividades mais eficientes e sustentáveis. No Espírito Santo, a robótica e a inteligência artificial (IA) têm revolucionado a produção de alimentos, como afirma Enio Bergoli, secretário de Agricultura do estado. Segundo ele, o uso de big data e internet das coisas, aliados à IA, não é uma tendência passageira, mas sim o futuro do agronegócio.
Com a utilização dessas ferramentas, os agricultores podem aumentar a produtividade e reduzir os custos de produção, garantindo sua permanência no mercado altamente competitivo. A tecnologia é usada tanto para aprimorar equipamentos já existentes, como drones e máquinas de colheita, quanto para criar novas soluções, como a pilotagem autônoma de drones via GPS com IA.
Drones e Agricultura de Precisão
Os drones são capazes de voar de forma autônoma usando apenas as câmeras e o microprocessador de bordo. Esses equipamentos permitem a pulverização das lavouras e o controle de pragas e doenças, otimizando a produção e contribuindo para a sustentabilidade.
Além disso, os drones possibilitam a análise do clima e da umidade do solo e podem identificar os locais exatos onde são necessários a irrigação e a pulverização. O controle desses aspectos beneficia a gestão de custo de produção, além de proporcionar a otimização do uso de insumos e a produtividade.
Aprendizado de Máquina e Tomada de Decisões
Os algoritmos de aprendizado das máquinas analisam grandes volumes de informações históricas sobre as condições climáticas e podem prever eventuais cenários, auxiliando os agricultores na tomada de decisões estratégicas, como o momento ideal para o plantio ou a colheita.
Automação e Eficiência na Agricultura
No Espírito Santo, já estão sendo testados máquinas automotrizes em áreas de plantio. Essas máquinas, que possuem sistema de propulsão próprio, facilitam a colheita e otimizam a produção.
Outra tecnologia presente no campo é a automação dos sistemas de irrigação e de fertirrigação, que permite administrar a dose exata necessária, respectivamente, de água e fertilizantes nas plantações, evitando desperdício.
Agrotechs e Inovação no Campo
As agrotechs, startups voltadas para o campo, estão em pleno crescimento e buscam soluções e inovações tecnológicas para a produção agropecuária. Uma das pioneiras foi a Olho do Dono, startup capixaba criada em 2013 que desenvolveu uma câmera 3D portátil para pesar animais e coletar outras informações sem a necessidade de estar no curral.
Investimento e Pesquisa
Para manter o agronegócio em crescimento, há estimulos a inovações tecnológicas. A Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) tem um planejamento específico para o agronegócio capixaba, que é a Rota Estratégica Agroalimentar. O objetivo é aprimorar, com a tecnologia como eixo central, a criação, aplicação e desenvolvimento das tecnologias para o agronegócio do estado.
Outras pesquisas envolvem ainda o processamento de imagens, voltado principalmente para a agricultura de precisão. O diretor-presidente da Federação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), Denio Arantes, pontua que esse é um investimento grande no setor de inteligência artificial.
Adesão dos Produtores e Treinamento
Há uma preocupação com a adesão dos produtores às novas tecnologias. Para fortalecer a aplicação delas no campo, são feitos treinamentos, cursos e eventos pela Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES).
Tecnologia Suprindo Dificuldades
As novas tecnologias ajudam a suprir dificuldades, principalmente em relação à mão de obra. A disseminação de tecnologias que apresentam desempenho satisfatório é instantânea, como no caso das recolhedoras de café conilon na Região Norte.
Em resumo, a revolução tecnológica na agricultura é uma realidade no Espírito Santo. Com o uso da robótica e da inteligência artificial, os produtores do estado estão garantindo uma produção mais eficiente, sustentável e competitiva.
Para informações adicionais, acesse o site