Inteligência Artificial,  ultimas

A Inteligência Artificial não salvará as ações de tecnologia da prolongada aperto do Fed, diz o BofA

Introdução

O setor de tecnologia, que tem sido o pilar do crescimento econômico, está enfrentando uma tempestade perfeita. De acordo com estrategistas do Bank of America (BofA), a alta dos juros nos Estados Unidos pode ofuscar o boom da Inteligência Artificial (IA).

O que os especialistas estão dizendo

Os especialistas preveem ‘dificuldades no segundo semestre’, ao invés de uma revolução na economia impulsionada pela IA. Michael Hartnett e sua equipe de estrategistas estão preocupados com a desconexão entre a retirada de liquidez da economia pelo Federal Reserve, através da venda de sua carteira de títulos, e o Nasdaq alcançando máximas históricas.

O impacto da retirada de liquidez

O Banco Central americano já retirou cerca de US$ 3 trilhões da economia durante o atual ciclo de aperto monetário. Esta medida teve um efeito direto no índice Nasdaq 100, que caiu 2,2% na última quinta-feira.

O papel da IA

Apesar da pressão, a previsão otimista de vendas da Nvidia, líder em chips para IA, não foi suficiente para evitar a queda. A euforia em torno das perspectivas da empresa ilustra a alta expectativa em torno do papel da IA no futuro da tecnologia.

Fluxo de investimentos em ações de tecnologia

Mesmo em meio à incerteza, os fundos de ações de tecnologia registraram fluxos positivos de US$ 2,3 bilhões na semana passada, os maiores ingressos em dez semanas, segundo dados da EPFR Global compilados pelo BofA.

Previsões para o S&P 500

Hartnett espera que o S&P 500 caia 4% para 4.200 pontos. Esta previsão é um aviso para os investidores que estão contando com a IA para impulsionar o setor de tecnologia.

Conclusão

Ao considerar todos esses fatores, é evidente que a IA, apesar de seu potencial, não pode compensar os efeitos de uma política monetária apertada. Portanto, os investidores devem estar preparados para um futuro incerto no setor de tecnologia.

Referências:

* A IA chega à vida real: Como a Renner e outras gigantes se transformaram com inteligência artificial(https://exame.com/revista-exame/a-ia-chega-a-vida-real/)

Nota: Este artigo foi completamente baseado em pesquisas e análises de terceiros. Não reflete a opinião do autor.

Para informações adicionais, acesse o site

Comentários desativados em A Inteligência Artificial não salvará as ações de tecnologia da prolongada aperto do Fed, diz o BofA