Tecnologia Inovadora Para Estudantes Com Deficiência Visual
O cenário da educação está mudando com a introdução de ferramentas tecnológicas inovadoras. No estado do Paraná, o Governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou um projeto revolucionário que visa beneficiar estudantes com deficiência visual.
Introdução à Tecnologia OrCam MyEye 2.0
Em um evento realizado no Palácio Iguaçu, o governador apresentou aos alunos da Rede Estadual de Ensino os dispositivos de inteligência artificial OrCam MyEye 2.0(https://www.orcam.com/pt/myeye2/). Este dispositivo, desenvolvido e fabricado em Israel, utiliza áudio para transmitir informações para usuários com deficiência visual. O objetivo é transformar a experiência de aprendizado para estudantes com cegueira total nas escolas estaduais do Paraná.
> ‘Todo mundo em algum momento da vida vai ter alguma deficiência. É natural, com a velhice. Nós, como sociedade, temos que, cada vez mais, nos organizarmos para criar ambiente de convivência que a gente possa, de alguma maneira, amenizar os problemas que uma deficiência traz para qualquer ser humano. E começar pela educação, talvez, é a maneira mais universal que nós temos para, primeiro, quebrar qualquer tipo de preconceito e, segundo, fazer com que isso fique mais acessível’, afirmou Ratinho Junior.
Como Funciona o OrCam MyEye 2.0
O OrCam MyEye 2.0 é um aparelho discreto, com apenas 7,6 cm de comprimento, que se acopla à haste de óculos comuns. Ele é equipado com uma câmera inteligente capaz de ler textos em qualquer superfície, reconhecer produtos, cores, cédulas de dinheiro (dólar e real), identificar rostos e outros objetos. A velocidade de leitura é ajustável, e os usuários podem escolher entre vozes masculinas e femininas, além de comandos para pausar, avançar ou retroceder a leitura.
Investimento e Distribuição
Para a primeira fase do projeto, foram adquiridos 147 equipamentos, com um investimento total de R$ 2,19 milhões. Cada unidade custou R$ 14,9 mil. A intenção é, aos poucos, ampliar a disponibilidade desses aparelhos para cada vez mais estudantes, indo gradativamente dos que têm maior grau para os que têm menor grau de deficiência visual. Os primeiros dispositivos serão direcionados para as regiões da Grande Curitiba e Litoral do estado. Os demais municípios – serão 78 no total – receberão a novidade na sequência, à medida que eles forem chegando ao País.
Novo Projeto de Lei
Durante o evento, foi assinado pelo governador um projeto de lei que será encaminhado para a Assembleia Legislativa visando a criação do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (FEPcD)(https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Governador-anuncia-projeto-de-lei-que-cria-o-Fundo-dos-Direitos-da-Pessoa-com-Deficiencia). O fundo irá concentrar recursos de diversas fontes, inclusive privados, destinados ao financiamento de planos, programas ou projetos cujo objetivo seja a informação, orientação, proteção, defesa de direitos e/ou reparação de danos causados à pessoa com deficiência em todo o Paraná.
Conclusão
A tecnologia é uma aliada importante na luta pela inclusão e igualdade de oportunidades. O projeto do Paraná é um exemplo disso, pois garante aos estudantes com deficiência visual acesso a uma ferramenta que pode transformar sua experiência de aprendizado. É um passo importante na direção certa, e espera-se que seja uma inspiração para outros estados e países seguirem.
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